Bayern e Borussia ganham seus jogos antes de se enfrentarem na disputa pelo título do Campeonato Alemão

Rivais e favoritos ao caneco da Bundesliga alcançam respectivamente a sexta vitória consecutiva na competição e vão medir forças nesta terça-feira, no Signal Iduna Park

Bávaros e aurinegros mostram superioridade em suas partidas e vencem novamente.
Fotos: Bayern e Borussia Dortmund

Belo Horizonte, 23/05/2020 – Portal Futebol Diário

O futebol mal voltou na Alemanha e a emoção já toma conta das partidas, principalmente dos postulantes ao título da Bundesliga 2019/20. Depois de retornar no dia 16 de maio após mais de dois meses paralisado devido à pandemia do novo Coronavírus, o Campeonato Alemão teve neste sábado a sequência da 27ª rodada disputada com grandes jogos e muitos gols. O jogo de abertura deste fim de semana aconteceu na última sexta-feira, no dérbi local entre Hertha Berlin e Union Berlin – vitória do Hertha pelo placar de 4 a 0 e com direito a gol do brasileiro Matheus Cunha. Já neste sábado, cinco partidas movimentaram a rodada e com destaques para os jogos do líder, Bayern de Munique e do vice-líder, Borussia, que venceram com autoridade antes de se enfrentarem em clássico nesta terça-feira, às 13h30, em Dortmund, que pode tanto aumentar quanto diminuir a diferença dos bávaros aos aurinegros na classificação.

Primeiro, o Borussia Dortmund entrou em campo diante do Wolfsburg, na Volkswagen Arena, e conquistou a sua sexta vitória consecutiva no Campeonato Alemão. Vindo de triunfo no jogo inaugural da Bundesliga pós pausa do futebol na Europa sobre o arquirrival, Schalke 04, o Dortmund não teve tantas dificuldades para superar o Wolfsburg, por 2 a 0. O começo da vitória pelo Borussia começou aos 32 minutos do primeiro tempo, quando o português Raphael Guerreiro aproveitou ótima trama ofensiva de sua equipe e concluiu na rede, de pé esquerdo, dentro da pequena área. Na etapa complementar, o Wolfsburg até buscou reagir no duelo, mas bastou o jovem atacante inglês, Sancho, sair do banco de reservas para executar bela jogada e deixar Hakimi, aos 33 minutos, em ótima condição na grande área, o qual concretizou a 17ª vitória do Borussia Dortmund no campeonato. Autor do passe para o segundo tento do triunfo aurinegro, Sancho, atualmente reserva do Borussia, chegou à sua 16ª assistência na Bundesliga e lidera esse ranking.

Logo após o rival Borussia Dortmund vencer e pressionar por alguns minutos o primeiro colocado, Bayern de Munique, foi a vez de os bávaros entrarem em ação em defesa da sua liderança isolada no seu regresso ao Allianz Arena. Contra o Eintracht Frankfurt, o Bayern tinha além do dever de vencer para manter a folga na ponta, o desafio de devolver na mesma moeda a goleada que sofreu para o próprio Eintracht Frankfurt, no primeiro turno da competição, pelo placar de 5 a 1. Nesta oportunidade jogando em casa e mesmo sem a presença dos seus torcedores – uma vez que todos os jogos do Campeonato Alemão estão sendo disputados de portões fechados seguindo todos os protocolos de saúde para evitar contaminação entre atletas por Covid-19 – o Bayern de Munique começou o duelo avassalador e sem piedade perante o seu adversário, que figura na parte inferior da tabela.

Logo aos 11 minutos da primeira etapa, o artilheiro do Campeonato Alemão, Robert Lewandowski, acertou o travessão oponente em finalização com a perna canhota. Amplamente superior nos primeiros 15 minutos, o Bayern não demorou tanto para inaugurar o marcador. Aos 16, o sistema ofensivo anfitrião mostrou muito entrosamento pelo lado esquerdo e Thomas Muller, inteligentemente, fez cruzamento açucarado para Goretzka. De primeira, o meio-campista alemão acertou chute fulminante no ângulo esquerdo do goleiro e marcou um golaço: 1 a 0. Depois de abrir o placar, o Bayern seguia encurralando o time visitante e, aos 41 minutos, Thomas Muller ampliou ao marcar dentro da grande área o segundo tento da equipe bávara. No retorno para o segundo tempo, o Bayern de Munique não demorou um minuto e fez o terceiro gol com Lewandowski, de cabeça, que marcou o seu 27º tento disparando na artilharia do certame.

Quando parecia que o Bayern venceria com folga, o Eintracht Frankfurt reagiu e também com o seu artilheiro, mas o qual é zagueiro. Aos 7 minutos, Hinteregger diminuiu o escore. Três minutos depois, o mesmo Hinteregger fez o segundo gol do Eintrach Frankfurt e o seu oitavo na Bundesliga, dando maior esperança aos visitantes de empatarem a partida. Porém, bastou um vacilo defensivo da equipe do Frankfurt que, aos 16 minutos, o Bayern não perdoou e chegou ao quarto gol – Alphonso Davies voltou a diminuir as chances dos visitante e estufou o barbante do goleiro Trapp. A quarta bola na rede pelos bávaros também afrouxou o Eintracht Frankfurt e quem mais tentou fazer o time visitante reagir na Baviera, acabou até fazendo gol contra. Aos 29, Hinteregger passou a ser de vez um dos principais personagens da partida e deu o azar de marcar contra a sua própria meta: 5 a 2 Bayern, sexta vitória seguida na competição e 19ª em todo o campeonato. Com o novo triunfo, o time comandado pelo técnico Hans-Dieter Flick chega aos 61 pontos, quatro a mais em relação ao segundo colocado e próximo adversário, Borussia Dortmund.