Corinthians inspira em time alemão e começa promover ação de manequins dos seus torcedores nas arquibancadas

Iniciativa corintiana teve como referência o Borussia Monchengladbach, da Alemanha, mas com uma diferença por parte dos dois clubes

Alguns torcedores já estampam as suas imagens nas arquibancadas para vê-las pela TV em dia de jogos do Corinthians. Foto: Corinthians

Belo Horizonte, 15/05/2020 – Portal Futebol Diário

Será que a moda vai pegar? Em meio a uma catástrofe do novo Coronavírus que assola o Brasil e todo o mundo, as ações de clubes de futebol, por sua parte, têm começado a acontecer para buscar ajudar a própria instituição com as atividades paralisadas, mas também de tentar engajar o seu fiel torcedor que está com saudade de frequentar as arquibancadas e assistir de perto o time do seu coração principalmente no estádio. Em 2020 e com o crescimento abundante da Covid-19 a cada dia, especificamente em solo brasileiro, o futebol tornou-se uma verdadeira incógnita para o decorrer deste ano e a maioria das competições ainda não têm uma nova data concreta de retorno em virtude, sobretudo, das quase 15 mil mortes pelo Coronavírus e mais de 118 mil casos ativos da doença no Brasil. Porém, enquanto a bola não volta a rolar nos gramados, o Corinthians anunciou oficialmente nesta sexta-feira uma ação que pretende manter a torcida nas arquibancadas na Arena Corinthians, apesar de a probabilidade de torcedores voltarem aos estádios, em 2020, seja mínima.

Com a eventual impossibilidade dos torcedores corintianos frequentarem Itaquera em diante nesta temporada, o clube quer pelo menos ilustrar o rosto de cada torcedor nos assentos da Arena Corinthians em forma de manequins para dar cores à visão dentro estádio em dias de jogos e evitar visivelmente o espaço vazio nas arquibancadas. A iniciativa do Corinthians, que visa também uma arrecadação financeira aos seus cofres devido à profunda crise financeira que atravessa a instituição, foi inspirada no Borussia Monchengladbach, time da primeira divisão alemã, que teve tal ideia e começou a desenvolve-la nos últimos dias, em seu estádio, mais conhecido como Borussia-Park. Mas no caso do Monchengladbach, a ação busca somente arrecadar dinheiro com a compra dos assentos pelos seus torcedores para ajudar a Alemanha no combate à Covid-19 no país – sendo essa a diferença dos dois clubes nesta proposta.

De acordo com o Corinthians, a ação com o nome de “Timão é a sua casa” custa aos seus torcedores a partir de R$ 49,90 e aqueles que possuem planos Fiel Torcedor têm desconto de 25%, além de condições especiais também aos donos de cadeiras adimplentes. Na cadeira (totem de 60 cm em material rígido e resistente), o valor é de R$ 199,90. Já o Plano VIP (totem + envio de réplica autografada), custa ao torcedor R$ 299,90. Ainda conforme o clube, serão dois tipos de interação: a aplicação das imagens no formato bandeirão, o qual será colocado nas arquibancadas nos setores Norte da Arena Corinthians, na primeira fase de vendas e posteriormente no setor Sul; e totens personalizados para as cadeiras no setor Oeste, onde também existe a opção de receber uma réplica autografada pelos jogadores do plantel atual corintiano. Inicialmente, o clube não afirma quanto pretende arrecadar para o seu caixa com a iniciativa e também quantos manequins devem ser colocados nas arquibancadas até quando os jogos voltarem a ocorrer – curiosamente, a próxima partida do Corinthians está marcada diante do arquirrival Palmeiras, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, em Itaquera. No caso do Borussia Monchengladbach, quase 20 mil torcedores aderiram à ideia nos primeiros dias e tal inovação poderá ser vista no dia 23 deste mês, na Bundesliga.