Cruzeiro define datas para testes de Covid-19 e América aguarda liberação de Contagem para regressar

Representantes de MG na Série B neste ano buscam retornar em breve aos trabalhos após rival Atlético ter conseguido liberação nos últimos dias

Cruzeiro e América mediram forças uma vez em 2020 até então e o placar terminou empatado em 1 a 1. Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Belo Horizonte, 14/05/2020 – Portal Futebol Diário

Os times em Belo Horizonte querem voltar às atividades mesmo em meio à pandemia da Covid-19 no Brasil. Depois de o Atlético realizar na última segunda e terça-feira os testes para Coronavírus em jogadores, comissão técnica e funcionários em geral, foi a vez de o Cruzeiro definir nesta quinta-feira os dias que seus atletas, membros da comissão técnica e funcionários farão a testagem para Covid-19. Segundo o clube celeste, funcionários e membros da comissão técnica passarão pelos exames nesta sexta-feira, enquanto jogadores e outros integrantes do departamento de futebol serão submetidos ao teste na próxima segunda-feira. A medida por parte da Raposa acontece depois que o prefeito de BH, Alexandre Kalil, autorizou o retorno dos trabalhos na Toca 2, algo que o arquirrival Atlético, por sua vez, precisou da Prefeitura de Vespasiano/MG para buscar em princípio realizar os testes e almejar uma volta em breve aos treinamentos na Cidade do Galo.

Mas para as atividades regressarem na Toca da Raposa, o Cruzeiro promete cumprir ações importantes com o intuito de evitar qualquer contaminação dentro do clube – uma vez que o Brasil permanece crescendo em casos confirmados e batendo recordes diários em número de mortes por Coronavírus com quase 16 mil casos fatais no total até o momento. “Para que os treinos sejam retomados de forma segura, os departamentos de futebol e médico criaram uma série de procedimentos para a prevenção à Covid-19, que assola fortemente o país. O primeiro passo será a realização de testes laboratoriais e clínicos rápidos para a detecção da doença e os resultados deverão ser conhecidos durante a próxima semana. Além desses preceitos, o Cruzeiro garantirá o retorno gradativo de colaboradores de extrema necessidade para a execução das atividades e fará uma higienização reforçada em todos os ambientes da Toca da Raposa 2. Assim, os trabalhos serão reiniciados somente após a análise dos documentos”, diz o clube através de nota oficial.

Outro time mineiro que também visa retomar às atividades quando for possível, além de Raposa e Galo, o Coelho apenas aguarda uma autorização por parte da Prefeitura de Contagem, já que o CT Lanna Drumond, próximo à Lagoa da Pampulha, está localizado fora da capital mineira. Líder do Campeonato Mineiro e único em MG invicto na atual temporada até antes da pausa do futebol brasileiro e mundial, o América afirma que também está preparado para receber os seus atletas de volta. “Nesta quinta-feira, o América enviou à Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, o pedido de liberação do CT Lanna Drumond para atividades da equipe profissional masculina. Junto do pedido, o América encaminhou seu plano de ação para o retorno aos treinos, com todos os detalhes elaborados pelo Departamento Médico do Clube. O América aguarda a análise e o retorno do Prefeitura de Contagem para, em caso de resposta positiva, executar o planejamento traçado”, manifesta o Coelho. Neste instante, Minas Gerais contabiliza quase 4 mil casos confirmados do novo Coronavírus e 135 pessoas já faleceram. Belo Horizonte, capital do Estado, é a cidade que mais vitimou em MG com 28 mortes desde então pela Covid-19.