Torcida compra assentos e manequins vão ficar impressos nas arquibancadas; arrecadação vai ser investida no combate à Covid-19

Iniciativa é do Borussia Monchengladbach devido a proibição da presença de público nos estádios por tempo indeterminado

Crise do novo Coronavírus fez time da Alemanha utilizar criatividade para evitar vista vazia das arquibancadas. Foto: Reprodução/Internet

Belo Horizonte, 07/05/2020 – Portal Futebol Diário

Marco Túlio Souto

Depois do estrago que vem causando o novo Coronavírus, as aglomerações de pessoas em grandes eventos devem ficar inviáveis pelo menos até o fim de 2020 em qualquer parte do mundo. No futebol, esporte mais popular do planeta, os torcedores, por sua vez, vão precisar se contentar em assistir as partidas dos seus clubes de coração dentro de casa por um longo tempo, mas a criatividade já chegou em um time de futebol da primeira divisão alemã em busca de evitar aquela vista vazia das arquibancadas. Primeiro campeonato nacional na Europa a retornar em meio à crise da Covid-19, a Bundesliga vai ter o seu recomeço a partir do dia 16 de maio e quer finalizar a competição até 30 de junho. Uma das equipes que disputam esse certame, o Borussia Monchengladbach, pensando na ausência física da sua torcida durante tempo indeterminado, inovou com categoria para não deixar de alguma maneira os seus fanáticos torcedores de fora do estádio e ainda vai ajudar financeiramente o seu país no combate ao Coronavírus – a ideia inicial surgiu de uma associação de fãs do clube.

Nesta quinta-feira, o Monchengladbach divulgou oficialmente uma campanha na internet com a sua torcida, a qual vai ter pelo menos 16 mil manequins de cada aficionado impressos em papelão nas arquibancadas do Borussia-Park, que tem capacidade para quase 60 mil pessoas. Para contarem com a sua respectiva imagem em cada lugar do estádio durante as partidas até quando for proibido a presença de público no esporte, os torcedores do Borussia Monchengladbach precisaram comprar cada assento do estádio por 18 euros, cerca de R$ 114 na cotação atual, e vão poder se verem também pela televisão nas transmissões dos jogos mesmo ausentes fisicamente no Borussia-Park. Além da satisfação de contarem com o seu rosto impresso nas arquibancadas do estádio, a iniciativa busca por parte de clube e torcedor arrecadar uma ótima quantia em dinheiro e utilizar o valor para ajudar diretamente no tratamento da Covid-19 na Alemanha durante a pandemia.

Curiosamente, até os torcedores adversários do Borussia Monchengladbach vão ter as suas imagens nas arquibancadas do time visitante no estádio. Mas a inovação por parte do Gladbach será vista somente no dia 22 de maio, quando a equipe enfrenta o Bayer Leverkusen, pela 27ª rodada do Campeonato Alemão. Em quarto lugar na Bundesliga com 49 pontos, o Borussia Monchengladbach, que luta por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa, voltará a campo fora de casa no dia 16 deste mês, diante do Eintracht Frankfurt, às 13h30 (de Brasília), no retorno da competição doméstica após dois meses em pausa por causa da Covid-19. Neste instante, a Alemanha segue como o sexto país no mundo no ranking de casos totais confirmados de Coronavírus, mas a curva desce na contramão da maioria dos países no mundo.

Com 3 testes a cada 100 habitantes, diferentemente do Brasil, que vem realizando 1 teste a cada mil pessoas, o país germânico contabiliza até então 169 mil casos confirmados, sendo 25 mil ativos, 136 mil recuperados e 7.344 óbitos. Enquanto um clube germânico busca inovar para melhorar o cenário dos seus jogos e, o qual deve contar também com cânticos reproduzidos dos torcedores através do sistema de som do estádio, quem está fazendo diferente da Alemanha e do Borussia Monchengladbach em relação ao futebol e torcedores, por exemplo, é a Holanda. Depois de encerrar de forma antecipada a Eredivisie na última semana e sem decretar um campeão, as autoridades holandesas declararam nesta quinta-feira que os jogos com torcida nos estádios no país vão ocorrer apenas quando houver a vacina contra o Coronavírus. Já a bola na Holanda voltará a rolar somente em setembro para a temporada 2020/21 e sem público nas arquibancadas neste ano.

Imagens dos torcedores serão exibidas de forma impressa nas arquibancadas do Borussia-Park em jogos do time. Foto: Reprodução/Internet