Seleção Brasileira tem retorno de Neymar e surpresas na convocação de Tite para o início das Eliminatórias

Com sete jogadores que atuam em clubes brasileiros convocados, técnico do Brasil divulga lista para partidas contra Bolívia e Peru; camisa 10 está de volta

Tite tem novamente o desafio de levar o Brasil a mais uma Copa do Mundo no sonho pelo Hexa. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Do Portal Futebol Diário, em Belo Horizonte

O caminho da próxima Copa do Mundo começou para a Seleção Brasileira. Neste mês de março, o Brasil inicia a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas valendo vaga no Mundial de 2022, no Catar, e o comandante da Seleção divulgou nesta sexta-feira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, a lista oficial dos jogadores convocados para as partidas diante de Bolívia, no dia 27, em Recife e Peru, no dia 31, na cidade de Lima. Pela primeira vez, Tite convocou dois jogadores que ainda não havia chamado em suas listas anteriores e um total de sete atletas que atuam atualmente no futebol brasileiro foram convocados. Além disso, Neymar – ausente nas últimas convocações de Tite devido a lesões, está de volta – diferentemente do goleiro Alisson, contundido e do meia Lucas Paquetá, por opção técnica, os quais não foram chamados nesta oportunidade. Outra ausência nesta nova lista da Seleção Brasileira e a qual vem sendo constante fica por conta do lateral esquerdo, Marcelo, do Real Madrid.

As principais novidades são o meia e capitão do Flamengo, Éverton Ribeiro, e o jovem volante, Bruno Guimarães, ex-Athletico Paranaense e recém-contratado pelo Lyon, da França – ambos ganham pela primeira vez uma chance com Tite na Seleção Brasileira. Em ótima fase no rubro-negro carioca, Éverton Ribeiro esteve presente pela última vez em uma lista da Seleção no ano de 2014, quando ainda era jogador do Cruzeiro. Vindo de grandes atuações pelo Flamengo – a última delas, por exemplo, com direito aos dois gols da vitória flamenguista na estreia da Libertadores 2020 contra o Junior Barranquilla – Éverton Ribeiro, aos 30 anos de idade, tentará a partir de agora se firmar com a camisa amarelinha. Por outro lado, Bruno Guimarães, de 22 anos, vai jogar pela primeira vez em sua carreira na Seleção Brasileira principal após se destacar no Torneio Pré-Olímpico neste ano, o qual foi um dos principais jogadores do Brasil na classificação do time sub-23 às Olimpíadas de Tóquio. Revelado pelo Audax-SP, Bruno Guimarães apareceu como maior ênfase no Athletico-PR com o título da Copa do Brasil de 2019 e, posteriormente, despertou interesse do futebol europeu.

No total da primeira convocação de Tite em 2020, foram chamados 24 jogadores e, além de Éverton Ribeiro, outros seis atletas de clubes brasileiros acabaram sendo convocados, casos de Weverton, do Palmeiras; Ivan, da Ponte Preta; Daniel Alves, do São Paulo; Bruno Henrique, do Flamengo; Gabigol, do Flamengo; e Éverton Cebolinha, do Grêmio. Para o primeiro duelo das Eliminatórias diante da Bolívia, um desfalque é certo por parte do Brasil. Expulso na final da Copa América, em julho passado, contra o Peru, o atacante Gabriel Jesus não poderá estar em campo na capital pernambucana. No entanto, Jesus, que atravessa momento positivo no Manchester City, da Inglaterra, estará disponível ao treinador da Seleção Brasileira no confronto e curiosamente contra o Peru, na capital peruana. Na última vez que entrou em campo, o time comandado por Tite venceu o amistoso sobre a Coreia do Sul, pelo placar de 3 a 0, em novembro, com gols de Lucas Paquetá, Coutinho e Danilo. Antes disso, a Seleção Brasileira ficou cinco partidas sem vitórias após o título da Copa América e o último revés do Brasil aconteceu para a Argentina, por 1 a 0, também em novembro passado.

Confira abaixo a lista completa da convocação da Seleção Brasileira:

GOLEIROS

Éderson (Manchester City)
Ivan (Ponte Preta)
Weverton (Palmeiras)

LATERAIS

Daniel Alves (São Paulo)
Danilo (Manchester City)
Alex Sandro (Juventus)
Renan Lodi (Atlético de Madrid)

ZAGUEIROS

Éder Militão (Real Madrid)
Felipe (Atlético de Madrid)
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (PSG)

MEIO-CAMPISTAS

Arthur (Barcelona)
Bruno Guimarães (Lyon)
Casemiro (Real Madrid)
Éverton Ribeiro (Flamengo)
Fabinho (Liverpool)
Philippe Coutinho (Bayern de Munique)

ATACANTES

Bruno Henrique (Flamengo)
Éverton Cebolinha (Grêmio)
Roberto Firmino (Liverpool)
Gabigol (Flamengo)
Neymar (PSG)
Richarlison (Everton)
Gabriel Jesus (Manchester City)