Corinthians contrata novo jogador, Santos renova com Soteldo e Inter avança na Pré-Libertadores

Clube corintiano garante mais um atacante para 2020, enquanto Peixe assegura venezuelano e considerado joia do plantel; já Internacional despacha equipe do Chile

Yony González é apresentado pelo Corinthians e Soteldo fica na Vila por mais três temporadas. Fotos: Corinthians e Ivan Storti/SantosFC

Do Portal Futebol Diário, em Belo Horizonte

Três times foram destaques ao fim do dia no noticiário do futebol brasileiro de diferentes maneiras. Depois de não conseguir contratar o atacante Michael, ex-Goiás e que transferiu-se ao Flamengo na atual janela de contratações, o Corinthians partiu com interesse para um dos atacantes que teve bom rendimento no último Campeonato Brasileiro vestindo as cores do Fluminense. Nessa terça-feira e antes do confronto decisivo pela fase prévia da Libertadores, marcado para esta quarta-feira, às 21h30, contra o Guaraní-PAR, em Itaquera, o Corinthians anunciou de forma oficial a contratação do atacante colombiano, Yony González, que assinou contrato até dezembro de 2023 com o clube corintiano. Aos 25 anos de idade e revelado pelo Envigado, da Colômbia, Yony atuou no Junior Barranquilla antes de desembarcar no Rio de Janeiro para jogar no Flu em 2019. Pelo Fluminense, o atleta disputou um total de 62 partidas, marcou 17 gols e chamou atenção. Agora no Corinthians e com status de reforço de peso, Yony González terá as companhias no sistema ofensivo de Pedrinho, Janderson, Everaldo, Matheus Davó, Mauro Boselli, Gustagol e Luan, esse último também recém-contratado pelo clube.

Enquanto o Corinthians sorri com a aquisição de mais uma contratação visando a temporada 2020, o seu rival, Peixe, mergulha fundo e feliz. Também nessa terça-feira, o Santos anunciou que o atacante venezuelano e visto como joia do elenco, Soteldo, especulado outrora pelo Atlético-MG, renovou o seu vínculo contratual na Vila Belmiro e vai permanecer no litoral paulista até dezembro de 2023. A permanência de Soteldo, contudo, não foi simples depois de uma novela devido a um imbróglio santista com seu antigo clube, Huachipato. Aos 22 anos de idade, Soteldo é um dos principais jogadores e destaques do Santos atualmente e, com a camisa praiana, contabiliza 51 jogos e 12 tentos. Para 2020, a expectativa torna-se maior do torcedor do Peixe ao atacante, principalmente tratando-se de uma temporada com disputas por Campeonato Paulista, Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Quem também sorriu à toa nessa terça-feira foi o Internacional. Em partida de volta pela segunda fase da Pré-Libertadores, o Colorado não deu chances para o Universidad de Chile, no Beira-Rio, em Porto Alegre, e superou os chilenos pelo placar de 2 a 0. No duelo de ida, na semana passada, em Santiago, o resultado do jogo terminou empatado sem gols, e o Inter necessitava diante da sua torcida de uma vitória simples para classificar. Foi o que aconteceu e, primeiro, contando com uma falha defensiva do Universidad de Chile, na reta final do primeiro tempo, aproveitada por Gabriel Boschilia que parou no fundo do barbante. Com a vantagem debaixo do braço na segunda etapa e superior nas estatísticas gerais, coube ao Internacional administrar o cenário positivo até encontrar uma nova brecha para confirmar a classificação. Aos 31 minutos, Marcos Guilherme fez o segundo gol do Colorado, que vai enfrentar o Tolima na terceira fase em busca da ida à fase de grupos. Caso avance para a fase de grupos, o Internacional cairá no grupo do arquirrival, Grêmio.