Vinícius Júnior faz a diferença e Real supera Atlético de Madrid em dérbi pela La Liga

Time de Zidane consegue vencer novamente equipe de Diego Simeone e obriga Barcelona de Messi a não perder mais pontos no Campeonato Espanhol

Vinícius Júnior participa positivamente do triunfo merengue no Bernabéu. Foto: Real Madrid

Do Portal Futebol Diário, em Belo Horizonte

Vinte dias depois de superar o Atlético de Madrid na final da Supercopa da Espanha, na Arábia Saudita, em decisão por pênaltis, o Real Madrid voltou a vencer agora o seu rival da capital espanhola desta vez pelo Campeonato Espanhol. Em clássico válido pela 22ª rodada da La Liga, o Real fez valer o fator casa e bateu o Atlético pelo placar de 1 a 0, com participação crucial de Vinícius Júnior na etapa complementar da partida. Além do sabor especial pelo triunfo no clássico, o Real Madrid foi aos 49 pontos e permanece na liderança isolada da competição à frente do arquirrival e segundo colocado, Barcelona. Neste domingo, o Barça recebe a equipe do Levante, às 17h (de Brasília), no Camp Nou, e precisa urgentemente da vitória para manter a diferença de apenas três pontos em relação ao Real – o clássico entre os dois gigantes espanhóis está marcado para 1º de março, em Madrid. Já o Atlético de Madrid, por sua vez e com o revés no dérbi madrilenho, segue na quarta colocação do Campeonato Espanhol com 36 pontos, atrás do terceiro colocado Sevilla.

O embate entre Real Madrid e Atlético de Madrid, neste primeiro dia do mês de fevereiro, no Santiago Bernabéu, foi o dérbi de número 166 na história do confronto pelo Campeonato Espanhol. E a nova vitória merengue aumentou ainda mais a vantagem no retrospecto entre os dois clubes especificamente na Liga. Dessas 166 partidas, o Real Madrid venceu 88 jogos, contra 39 empates e 39 triunfos do Atlético de Madrid. Além disso, o tabu do Atlético sem vencer o Real pelo Campeonato Espanhol também aumentou – a última vitória dos colchoneros sobre a equipe merengue aconteceu em fevereiro de 2016, pelo placar de 1 a 0, no Santiago Bernabéu. De lá para cá, são 8 jogos disputados entre Madrid e Atlético pela Liga Espanhola, com 3 triunfos do Real Madrid e 5 empates.

Para sair de campo vencedor no segundo duelo contra o Atlético de Madrid em 2020, o Real necessitou do jovem brasileiro, Vinícius Júnior, ex-Flamengo. Depois de um primeiro tempo em Chamartín empatado sem gols, o Real Madrid era mesmo assim superior ao seu oponente nos números gerais do confronto, com um total de 16 tentativas de finalizações, mas faltava alguém para abrir o bloqueio da defesa do Atlético de Madrid, composta pela zaga formada por Felipe e Savic. Após o intervalo, o técnico Zinedine Zidane substituiu o alemão Toni Kroos por Vinícius Júnior e o resultado da alteração foi imediato. Dez minutos depois de entrar em campo, Vinícius Júnior fez a diferença para os merengues e o desejado gol saiu para alegria da torcida ‘blanca’, que aplaudiu o brasileiro. Com habilidade, Vinícius Júnior fez bela jogada individual pela esquerda da entrada da área adversária e serviu como garçom o lateral esquerdo Mendy. Inteligentemente, Mendy cruzou a bola na medida para Karim Benzema, o qual apareceu em ótima condição na pequena área para concluir no fundo da rede, sem chances para Oblak, para confirmar a 14ª vitória do Real Madrid e a 4ª derrota do Atlético na La Liga.