Fase de grupos da Libertadores pode ter clássicos paulista e gaúcho; Flamengo enfrenta campeão da Sul-Americana

Sorteio realizado pela Conmebol coloca as possibilidades de duelos entre arquirrivais na Libertadores de 2020, além de embate de recém campeões sul-americanos; São Paulo vai encarar River Plate

Desejada taça da Libertadores será novamente disputada no próximo ano. Foto: Conmebol

Do Portal Futebol Diário, em Belo Horizonte

Marco Túlio Souto

A Libertadores 2020 ainda não iniciou e a emoção começou antes mesmo de a bola rolar. Isso porque, a Conmebol realizou o sorteio da fase prévia e da fase de grupos da competição em Luque, no Paraguai, e 28 clubes já sabem quais equipes vão enfrentar no começo oficial do torneio, marcado para março do ano que vem. Seis times brasileiros estão garantidos em seis chaves e outras duas equipes brasileiras vão precisar passar pela fase preliminar para avançar à fase de grupos. Dos clubes brasileiros confirmados na fase de grupos, o atual campeão Flamengo caiu automaticamente no Grupo A como cabeça de chave. Já os outros dois e únicos times brasileiros, além do Flamengo e também cabeças de chaves, Palmeiras e Grêmio foram sorteados nos Grupos B e E, respectivamente. Campeão da Copa do Brasil deste ano, o Athletico Paranaense esteve no Pote 3 e foi sorteado no Grupo C, enquanto o Santos, vice-campeão Brasileiro de 2019, o qual ficou no Pote 2, caiu no Grupo G. Por último, o São Paulo, que estava também no Pote 2 antes do sorteio, foi sorteado no Grupo D.

As curiosidades dos times brasileiros especificamente são muitas. E elas começam na fase preliminar da próxima edição da Libertadores. Classificados em sétimo e oitavo lugar do Campeonato Brasileiro 2019, respectivamente, Internacional e Corinthians vão precisar passar por duas eliminatórias de ida e volta para chegarem à fase de grupos. Os adversários dos dois times brasileiros ainda não estão definidos neste momento, mas em caso de classificações de ambos na fase prévia, eles vão automaticamente figurar em grupos onde estão os seus arquirrivais no futebol. Em caso de classificação, o Internacional irá para o Grupo E e encontrará o rival Grêmio pela primeira vez na história do clássico na Libertadores. Já o Corinthians, confirmada à sua classificação, irá para o Grupo B e duelará mais uma vez na história com o rival Palmeiras.

Foram sorteados ao todo oito grupos de quatro times em cada chave. Os dois melhores classificados vão disputar as oitavas de final da Libertadores, e o terceiro melhor time de cada grupo irá disputar às oitavas de final da Sul-Americana. Mas as curiosidades não são apenas entre clubes rivais brasileiros, uma vez que o atual campeão do torneio, Flamengo, terá em sua chave como adversário o atual campeão da Sul-Americana, Independiente Del Valle. Além de medirem forças pela fase de grupos da Libertadores, Flamengo e Del Valle vão se enfrentar também valendo o título da Recopa Sul-Americana, no primeiro semestre de 2020, mesma época da fase de grupos da Libertadores. Fechando o Grupo A, Junior Barranquilla e um time ainda não definido da fase prévia completarão a chave.

Já pelo Grupo B, o Palmeiras enfrentará Bolívar e Tigre, além da possibilidade da aparição do Corinthians. O Athletico Paranaense, por sua parte, terá como oponentes no Grupo C, Peñarol, Colo Colo e um adversário que virá da Bolívia. No Grupo D, o São Paulo irá encarar River Plate, LDU e Binacional – sendo esse um dos grupos considerados como mais difíceis da Libertadores de 2020. Pelo Grupo E, o Grêmio terá como concorrentes Universidad Católica e Santa Fé, além da possível chegada do Internacional em caso de classificação do Colorado na fase preliminar. O Santos, por sua vez, vai ter como adversários no Grupo G, Olímpia, Delfín e Defensa y Justicia. Em 2020, a final da Libertadores vai ser realizada no Maracanã, no Rio de Janeiro e em uma única partida, assim como aconteceu em 2019, em Lima, no Peru.

Confira abaixo todos os grupos da Libertadores de 2020:

Créditos: Conmebol