Atlético, Cruzeiro e América conhecem adversários e chaveamentos da Copa do Brasil; Vasco, Flu e Botafogo também

Galo, Raposa e Coelho vão precisar percorrer horas de voos já na primeira fase da próxima edição da Copa do Brasil, em 2020; times cariocas também têm viagens longas

Taça da Copa do Brasil exposta durante sorteio. Foto: Twitter/Copa do Brasil

Do Portal Futebol Diário, em Belo Horizonte

Marco Túlio Souto

Os três principais clubes de Minas Gerais conheceram nesta quinta-feira os seus oponentes da primeira fase da Copa do Brasil de 2020, que começará em fevereiro de 2020. Em sorteio realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, Raposa, Galo e Coelho estão nas chaves 4, 8 e 10 e vão precisar passar por três etapas para avançarem às oitavas de final do torneio – quando os clubes classificados da Libertadores, além do atual campeão da Copa do Brasil, Athletico Paranaense, e os campeões da Série B (Bragantino), Copa do Nordeste (Fortaleza) e Copa Verde (Cuiabá), respectivamente, entram na competição estando todos em um único pote com os times que iniciaram o torneio desde à primeira fase. Dos três principais times mineiros, o primeiro sorteado foi o Cruzeiro, que figura na Chave 4 e vai encarar em jogo único a equipe do São Raimundo-RR, em Roraima. Já o segundo sorteado de Minas foi o Atlético, o qual está na Chave 8 e enfrentará também fora de casa o Campinense-PB, em partida única. Por último dos principais mineiros, o América acabou sendo sorteado na Chave 10 e seu adversário será o Santos-AP, duelo também em uma única vez a ser disputado no Amapá.

Mas além de saberem os adversários da primeira fase da Copa do Brasil 2020, Atlético, Cruzeiro e América estão cientes também, em caso de classificações, dos oponentes nas segunda e terceira fases do torneio. Pela Chave 4, o Cruzeiro, caso avance sobre o São Raimundo-RR, irá enfrentar na segunda fase o vencedor entre Vilhenense ou Boa Esporte-MG, tendo uma possibilidade de enfrentamento entre clubes mineiros. Para uma eventual terceira fase, a Raposa também tem possíveis adversários e pode encarar Brasiliense, Paysandu, CRB ou Independente-PA. Por outro lado, o Atlético, pela Chave 8 e em caso de classificação diante do Campinense-PB, vai encarar na segunda fase quem avançar no confronto entre Afogados-PR e Atlético Acreano. Já em uma eventual classificação para jogar a terceira fase da Copa do Brasil 2020, o Galo terá como oponente Novo Hamburgo-RS, Ponte Preta, Galvez-AC ou Vila Nova-GO.

Por último, o América também sabe quais possíveis adversários pode duelar tanto na segunda quanto na terceira fase da Copa do Brasil. Na Chave 10 e caso elimine o Santos-AP, o Coelho irá enfrentar na segunda fase o vencedor entre Barbalha-CE e Operário-PR. Em uma eventual classificação à terceira fase posteriormente, o América vai ter como oponente Ferroviária-SP, Avaí, Águia Negra-MS ou Sampaio Corrêa-MA. Para avançarem especificamente na primeira fase, Atlético, Cruzeiro e América têm a vantagem de um empate, que mesmo assim avança, por atuarem fora de casa. Já uma derrota elimina definitivamente da competição. Dos times que estão na Série A do Brasileirão, o Vasco da Gama irá encarar na primeira fase da Copa do Brasil o Altos-PI; já Fluminense duelará com o Moto Club-MA; o Botafogo medirá forças com o Caxias; o Coritiba enfrentará a equipe do Manaus-AM; o Goiás duela com o Fast Club-AM; o Bahia enfrentará o River-PI; o Sport encara o Brusque-SC; e o Atlético-GO medirá forças com o União-MT.

Confira abaixo as Chaves da Copa do Brasil 2020

CHAVE 1

River-PI x Bahia
São Luiz-RS x América-RN
Coruripe-AL x Juventude
XV de Piracicaba-SP x Londrina

CHAVE 2

Caxias x Botafogo
Toledo-PR x Náutico
Palmas-TO x Paraná Clube
Bahia de Feira-BA x Luverdense

CHAVE 3

Brusque-SC x Sport
Fre Paulistano-SE x Remo
Manaus-AM x Coritiba
Gama x Brasil de Pelotas

CHAVE 4

São Raimundo-RR x Cruzeiro
Vilhenense-RO x Boa Esporte-MG
Brasiliense x Paysandu
Independente-PA x CRB

CHAVE 5

Moto Club-MA x Fluminense
Atlético-BA x Botafogo-PB
Novohorizontino-SP x Figueirense
Vitória-ES x CSA-AL

CHAVE 6

Boavista-RJ x Chapecoense
Cauciaia-CE x São José-RS
União-MT x Atlético-GO
Operário-MT x Santa Cruz

CHAVE 7

Imperatriz-MA x Vitória
Lagarto-SE x Volata Redonda
Bragantino-PA x Ceará
Bangu x Oeste

CHAVE 8

Campinense-PB x Atlético-MG
Afogados-PE x Atlético-AC
Novo Hamburgo-RS x Ponte Preta
Galvez-AC x Vila Nova-GO

CHAVE 9

Altos-PI x Vasco da Gama
Aquidauanense-MS x ABC-RN
Fast Clube-AM x Goiás
Santo André x Criciúma

CHAVE 10

Santos-AP x América-MG
Barbalha-CE x Operário-PR
Ferroviária-SP x Avaí
Águia Negra-MS x Sampaio Corrêa-MA