Sete novas equipes garantem classificações às oitavas de final da Champions League

Sexta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões teve começo nesta terça-feira com quatro triunfos de mandantes, um empate e três vitórias de visitantes

Salah fez belo gol para ajudar na vitória de sua equipe na Áustria. Foto: Liverpool

Do Portal Futebol Diário, em Belo Horizonte

Marco Túlio Souto

Sete novos clubes garantiram vagas para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa pela abertura da última rodada da fase de grupos. Nesta terça-feira, o atual campeão Liverpool precisava de uma vitória para confirmar seu lugar no mata-mata e conseguiu assegurar vaga à próxima fase. Já o Barcelona, atuando com praticamente todo o time reserva e sem Lionel Messi em campo devido a classificação com antecedência, superou mesmo assim a Inter de Milão, na Itália, e consequentemente ajudou o Borussia Dortmund que ficou em segundo lugar. Outro destaque do dia foi a eliminação do Ajax, na Holanda, o qual não vai conseguir repetir o feito da temporada passada ao chegar nas semifinais da Champions League. Ao todo nesta terça-feira, às redes balançaram em 23 oportunidades e tudo começou com as partidas válidas pelo Grupo E.

Na Áustria, o Liverpool até foi pressionado pelo Salzburg, time que sonhava com a classificação. Porém, no segundo tempo, bastou Sadio Mané e Mohamed Salah brilharem para dar o triunfo e a vaga ao Liverpool às oitavas. Primeiro, Keita abriu o marcador para deixar os Reds a um passo da classificação. Depois, Salah, com pouco ângulo e de pé direito, colocou a bola no fundo das redes marcando um golaço e sacramentando a vitória do Liverpool, por 2 a 0, classificando-se em primeiro da chave. Também pelo Grupo E, o Napoli fez a sua parte e goleou o Genk, por 4 a 0, na Itália, garantido também o seu lugar no mata-mata como segundo colocado da chave. Já pelo Grupo F, o Barça foi a campo com somente Griezmann e Lenglet de jogadores titulares e, mesmo assim, conseguiu bater a Internazionale de Lautaro Martínez e Lukaku. O Barcelona abriu o marcador na etapa inicial com o jovem canterano Carlos Pérez. No segundo tempo, Lukaku deixou tudo igual para a Inter, entretanto, Ansu Fati, outro atleta formado em La Masia e que havia acabado de sair do banco de reservas, recolocou o Barça à frente no placar para garantir o triunfo por 2 a 1.

Quem agradeceu ao Barcelona foi o Borussia Dortmund. Também pelo Grupo F, os alemães venceram o eliminado Slavia Praga, pelo placar de 2 a 1, na Alemanha, e vai jogar às oitavas de final. Classificado em segundo lugar na chave, o Dortmund empurrou a Inter de Milão para terceiro e, consequentemente, à Liga Europa. No Grupo G, Lyon e Leipzig empataram em 2 a 2, na França, e ambos classificaram-se à próxima fase. Isso aconteceu porque em Portugal, o Benfica superou o Zenit, por 3 a 0, e garantiu por sua vez um lugar na Europa League, eliminando os russos. Já pelo Grupo H, o Ajax, que precisava apenas de um empate atuando ao lado dos seus torcedores, foi surpreendido pelo Valencia e perdeu pelo placar de 1 a 0, sendo eliminado da Champions e outro que vai jogar a Liga Europa. O time espanhol, em contrapartida e além da heroica classificação, ficou em primeiro lugar na chave, uma vez que o Chelsea venceu o Lille, por 2 a 1, na Inglaterra, e também classificou-se, mas em segundo colocado devido ao menor saldo de gols.

A sexta e última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa prossegue nesta quarta-feira, com mais oito partidas a serem disputadas e restando somente dois clubes para preencherem as últimas vagas que têm para o mata-mata. Abrindo o dia, às 14h55 (de Brasília), o Manchester City, garantido na próxima fase, visita o Dinamo Zagreb, o qual sonha com classificação. Na mesma chave e no mesmo horário, Shakhtar e Atalanta medem forças na Ucrânia e são outros postulantes à última vaga do grupo para a fase de mata-mata. Nos demais jogos marcados para as 17h (de Brasília), pelo Grupo A, os já classificados Paris Saint-Germain e Real Madrid enfrentam Galatasaray e Brugge, respectivamente. Os merengues, que devem ter em campo os jovens brasileiros Rodrygo e Vinícius Júnior, além de Marcelo, vão até a Bélgica tentar terminar a competição com vitória. Já o PSG, com a presença de Neymar, quer encerrar em casa a fase de grupos também com triunfo. Pelo Grupo B e também classificados, Bayern de Munique e Tottenham se enfrentam na Alemanha, enquanto os eliminados da Champions Olympiacos e Estrela Vermelha, lutam por uma vaga na Liga Europa, na Grécia. Pelo Grupo D, a Juventus de Cristiano Ronaldo e outra classificada às oitavas de final, visita o Leverkusen, na Alemanha, enquanto o Atlético de Madrid, que busca confirmar seu passaporte ao mata-mata, recebe a visita do Lokomotiv Moscou, na Espanha.