Por vaga a Libertadores, Corinthians encara desesperado Ceará; São Paulo e Inter duelam

Vários jogos movimentam a penúltima rodada do Brasileirão com destaques para confrontos no Castelão, Morumbi, Maracanã e Arena Grêmio

Corinthians pode ainda garantir vaga direta à fase de grupos da Libertadores.
Foto: Agência Corinthians

Do Portal Futebol Diário, em Belo Horizonte

Marco Túlio Souto

A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro 2019 vai mexer com os corações de milhões de torcedores espalhados pelo Brasil e pelo mundo com algumas indefinições importantes na classificação. Ao todo, vão ser dez partidas entre esta quarta e quinta-feira, com a abertura da 37ª rodada do Brasileirão ocorrendo em Curitiba. Nesta quarta-feira, às 19h, na Arena da Baixada, confronto pela pare superior da tabela entre o quinto colocado Athletico Paranaense diante do vice-líder da competição, Santos. Garantidos na Libertadores de 2020, as duas equipes apenas cumprem tabela, mas prometem fazer uma das partidas mais equilibradas e ofensivas até então do certame. Já as 19h30, os olhos de quase todos os clubes e torcedores, principalmente do Cruzeiro, estarão vidrados no Castelão. Na capital cearense, Ceará e Corinthians duelam por objetivos distintos no Campeonato Brasileiro e que pode definir, ainda nesta semana, os dois últimos rebaixados da competição ou mais um time garantindo na Libertadores, na próxima temporada.

No primeiro caso, o Ceará, com 38 pontos e na 16ª posição na tabela, luta desesperadamente contra o Cruzeiro para escapar do descenso e necessita de maneira urgente de uma vitória sobre a equipe paulista para rebaixar automaticamente o CSA-AL e podendo, nesta quinta-feira, resultar também na queda da Raposa à Série B em caso de empate ou revés da equipe cruzeirense. Em outros cenários, um empate em Fortaleza vai ocasionar no rebaixamento do CSA-AL e um triunfo do Corinthians, o qual soma 53 pontos, confirma o time de Dyego Coelho na Libertadores podendo ainda, na última rodada, deixar o Corinthians com a condição de ir direto para a fase de grupos do torneio mais cobiçado da América pela possibilidade de chegar à sexta posição em caso de uma combinação de resultado ainda nesta rodada. Além de Ceará e Corinthians nesta quarta-feira, às 19h30, jogam no mesmo horário Atlético-MG e Botafogo, em Belo Horizonte, os quais disputam vagas pela Sul-Americana. Às 21h, a Chapecoense, já rebaixada à segunda divisão, recebe a visita do antepenúltimo CSA-AL, que ainda sonha com um milagre para fugir do rebaixamento.

Nos duelos das 21h30, São Paulo e Internacional fazem confronto direto por Libertadores. Em sexto lugar, com 57 pontos e atravessando momento instável, o tricolor paulista, de Daniel Alves, está garantido pelo menos na fase prévia do máximo torneio de clubes da América do Sul em 2020, mas precisa da vitória para garantir vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Por outro lado e na sétima posição, o Internacional, com 54 pontos, ainda não está confirmado na próxima edição da Libertadores nem na fase eliminatória. Para isso, o Colorado e vindo de triunfo no certame sobre o Botafogo, necessita vencer o São Paulo para confirmar ao menos vaga na fase prévia da Libertadores e com a possibilidade, na última rodada, de conquistar vaga direta na fase de grupos. Em contrapartida, uma derrota do Inter pode colocar em risco a sua participação no torneio mais desejado da América.

No mesmo horário, às 21h30, Fluminense e Fortaleza medem forças no Maracanã e protagonizam outro embate por objetivos opostos. No caso do Flu, o time carioca busca um lugar na Sul-Americana depois de escapar do rebaixamento. Com 42 pontos, o tricolor carioca necessita de um resultado positivo e torcer ainda por um revés do rival Botafogo, contra o Atlético, para assumir a 14ª posição e depender apenas das suas próprias forças na última rodada visando garantir vaga em torneio sul-americano. Por outro lado, a ambição do Fortaleza, já garantido matematicamente na Sul-Americana, é ainda maior em relação ao seu adversário. Sob o comando técnico de Rogério Ceni e com 49 pontos somados, o Fortaleza, em nono colocado, busca a vitória para tentar seguir ainda com chances reais de conquistar uma histórica vaga na Libertadores, em 2020.

Nesta quinta-feira, quatro partidas encerram a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Às 19h15, um dos jogos mais aguardados da semana, em Porto Alegre, entre Grêmio e Cruzeiro, coloca frente a frente equipes vivendo momentos completamente opostos. Já garantido na fase de grupos da Libertadores em 2020, o time do técnico Renato Gaúcho, que contabiliza 62 pontos, apenas cumpre tabela, mas visa despedir da sua torcida com vitória no último jogo no ano na capital gaúcha. Por outro lado e em péssima fase figurando na 17ª colocação, a Raposa luta desesperadamente contra o rebaixamento e necessita somente da vitória para não correr o risco de ser pela primeira vez na história rebaixada à Série B. No mesmo horário, Palmeiras e Goiás duelam em Campinas, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa e, também às 19h15, Bahia e Vasco se enfrentam na Fonte Nova, em Salvador. Meia-hora mais tarde, às 20h, o campeão Flamengo recebe a visita do lanterna e já rebaixado, Avaí, no Maracanã, pelo encerramento da rodada.