Messi tem grande exibição e Barça classifica às oitavas; Liverpool tropeça e fica ameaçado

Craque argentino faz gol e dá assistências para ajudar o Barcelona vencer e carimbar passaporte à próxima fase; já os Reds não vencem na Inglaterra e podem ser eliminados

Messi foi o dono da vitória do Barcelona no Camp Nou. Foto: FC Barcelona

Do Portal Futebol Diário, em Belo Horizonte

Marco Túlio Souto

Novamente, não faltaram gols, belas jogadas e emoção na Liga dos Campeões da Europa. No encerramento da 5ª rodada da fase de grupos da atual Champions League, as redes balançaram 27 vezes nesta quarta-feira e um novo time garantiu classificação antecipada às oitavas de final do torneio, que será disputada em fevereiro de 2020. Individualmente, Robert Lewandowski brilhou nessa terça-feira pelo Bayern de Munique com quatro gols marcados. Já nesta quarta-feira, foi a vez de Messi ter bela atuação pelo Barcelona, que superou o Borussia Dortmund, no Camp Nou, pelo placar de 3 a 1, e garantiu lugar na fase de mata-mata. O duelo, válido pelo Grupo F da Champions, teve o camisa 10 culé completando a marca de 700 jogos pelo Barça e um espetáculo à parte para 90 mil pessoas presentes no estádio. Bastante marcado, mas leve e solto, Messi esbanjou dribles desconcertantes, deixou a defesa alemã confusa e contribuiu nos três tentos barcelonista.

Primeiro, ele deu ótima assistência para Suárez abrir o escore na Catalunha. Ainda no primeiro tempo, Messi, desta vez, recebeu passe de Suárez após bobeada de Hummels, zagueiro do Borussia, e estufou o barbante. Na etapa final, o Barça ampliou após outra bela assistência de Messi, que serviu Griezmann para anotar o terceiro. O Dortmund tentou reagir com Sancho no segundo tempo, o qual fez um golaço, mas já era tarde demais. Com 11 pontos, 3 vitórias e 2 empates, o Barcelona vai para a última rodada já garantido na primeira colocação da chave. Também pelo Grupo F, a Inter de Milão venceu o Slavia Praga, pelo placar de 3 a 1, fora de casa e com destaque para o atacante argentino Lautaro Martínez, autor de dois gols. A nota negativa desse jogo foi o ato de racismo na Champions mais uma vez por parte da torcida do Slavia Praga, que cometeu injúria racial ao atacante belga Lukaku. O resultado, por sua vez, deixa a Internazionale empatada com o Borussia Dortmund, com 7 pontos cada, e a decisão pela segunda vaga da chave fica para a última rodada.

Pelo Grupo E, o atual campeão Liverpool e possível adversário do Flamengo no Mundial de Clubes, passou apuros em pleno Anfield e precisou arrancar um difícil empate contra o Napoli, em 1 a 1. O resultado mantém os Reds ainda na liderança da chave com 10 pontos, porém, o Liverpool pode até ser eliminado do torneio na última rodada em caso de derrota. Isso porque, o Salzburg atropelou o Genk, na Bélgica, por 4 a 1, e chegou aos 7 pontos ficando dois pontos atrás do Napoli, o qual soma 9 pontos. Assim, tudo fica em aberto na última rodada. No Grupo G da Champions, Leipzig e Benfica ficaram no empate em 2 a 2, na Alemanha, enquanto o Zenit ganhou do Lyon, por 2 a 0, na Rússia, deixando a chave também embolada. Já no Grupo H, mais emoção para a última rodada. Em grande jogo na Espanha, Valencia e Chelsea empataram em 2 a 2 e ainda têm chances de classificação. No outro duelo da chave, o Ajax superou o Lille, na França, pelo placar de 2 a 0, e necessita apenas de um empate para avançar ao mata-mata.

Rodada decisiva

A 6ª e última rodada da fase de grupos da Champions League 2019/20 vai ser decidida para muitos clubes em dezembro. No dia 10 do próximo mês, serão oito partidas pelos grupos E, F, G e H. Pelo Grupo E e com as duas partidas abrindo a rodada às 14h55 (de Brasília), o Liverpool e bastante pressionado visita o Salzburg, na Áustria, enquanto o Napoli recebe o já eliminado Genk, na Itália. Já nas partidas das 17h (de Brasília), Inter de Milão e Barcelona duelam na Itália, e o Borussia Dortmund, precisando torcer pelo Barça, encara o eliminado Slavia Praga, na Alemanha. Pelo Grupo G, embate decisivo entre Lyon e Leipzig, na França e o mesmo ocorre no duelo com o Benfica recebendo o Zenit, em Portugal. Pelo Grupo H, o Chelsea encara o já eliminado Lille e depende apenas das suas próprias forças para classificar na Inglaterra. Na outra partida do grupo, Ajax e Valencia ficam frente a frente, na Holanda.

No dia 11 de dezembro e último da fase de grupos da atual edição da Liga dos Campeões da Europa, mais oito partidas pelos Grupos A, B, C e D vão movimentar a 6ª rodada. A começar pelos dois jogos marcados para 14h55 (de Brasília), ambos pelo Grupo C. Na Croácia, o já classificado às oitavas de final, Manchester City, visita o esperançoso Dinamo Zagreb. No outro duelo da chave, Shakhtar Donetski e Atalanta medem forças também valendo a segunda vaga do grupo ao mata-mata. Nos duelos das 17h (de Brasília), pelo Grupo A, o líder e classificado Paris Saint-Germain recebe o eliminado Galatarasay, na França, enquanto o também classificado Real Madrid visita o Club Brugge, na Bélgica. Pelo Grupo B, Bayern de Munique e Tottenham fazem duelo de classificados na Alemanha, e o Olympiacos recebe o Estrela Vermelha na briga por uma vaga na Liga Europa. Já pelo Grupo D, a Juventus, outra classificada, enfrenta na Alemanha o Bayer de Leverkusen, o qual precisa vencer e torcer por um tropeço do Atlético de Madrid, que recebe na Espanha o Lokomotiv moscou dependendo das suas forças para classificar.