Palmeiras segue à caça, Flamengo faz contagem regressiva e clássico paulista agita nova rodada

Fim de semana do Brasileirão tem duas partidas neste sábado, seis neste domingo e duas nesta segunda-feira; duelos pelas partes superior e inferior da tabela prometem

Goleiro Diego Alves pode ser pela primeira vez campeão Brasileiro.
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Do Portal Futebol Diário, em Belo Horizonte

Marco Túlio Souto

Falta pouco para o Campeonato Brasileiro 2019 conhecer o campeão, os classificados para a Libertadores, os classificados para a Sul-Americana e os rebaixados. A 33ª rodada do Brasileirão começa neste sábado e em especial com um grande clássico na abertura do fim de semana. Na Vila Belmiro, Santos e São Paulo fazem duelo pela parte superior da tabela e na briga por vaga à próxima edição da Copa Libertadores, em 2020. Às 17h, em Santos, os rivais paulistas medem forças e precisam muito da vitória, principalmente o São Paulo, do técnico Fernando Diniz e que está em crise na competição sem vencer há dois jogos seguidos em queda também na classificação figurando neste momento na quinta posição, com 52 pontos. Diferentemente do Santos e que vive excelente fase, o qual permanece como terceiro colocado com 64 pontos e há cinco partidas consecutivas de invencibilidade a passos largos à Libertadores.

Alem do ‘San-São’, Fluminense e Atlético também duelam neste sábado no Rio de Janeiro, às 19h, pela parte inferior do campeonato. A rodada do Brasileirão vai ter continuidade neste domingo com mais seis partidas e destaques para três duelos que envolvem às primeiras colocações da competição. Em Porto Alegre, às 16h, Grêmio e Flamengo se reencontram após as semifinais da Libertadores no mês passado com classificação de sobra pelo time rubro-negro. Desta vez, as duas equipes comandadas por Renato Gaúcho e Jorge Jesus precisam cada uma do triunfo na capital gaúcha para encaminharem suas pretensões no certame. No caso do Grêmio, quarto colocado com 56 pontos e há cinco partidas de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, o tricolor quer a vitória para seguir forte na luta por uma vaga direta na Libertadores. Por outro lado e invicto no Brasileirão há 20 jogos, o Flamengo faz contagem regressiva para o título nacional e também para a disputa da final da Libertadores, no sábado que vem, contra o River Plate, em Lima, no Peru.

Diante do Grêmio e com um jogo a mais no campeonato após super clássico com o Vasco antecipado na última quarta-feira, o Flamengo precisa manter a boa sequência para não dar maiores esperanças ao vice-colocado Palmeiras. Em Porto Alegre, o time carioca vai ter pelo menos quatro mudanças na equipe titular que empatou em 4 a 4 no duelo contra o Vasco da Gama, no Maracanã. Suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos, Bruno Henrique, Gerson e Willian Arão estão fora da partida e devem ser substituídos por Reinier, Diego e Piris da Motta, respectivamente. Em contrapartida, o meia uruguaio Arrascaeta retorna aos onze iniciais e não será poupado após recuperar de lesão visando ganhar ritmo de jogo para a final da Libertadores.

Segundo colocado e torcendo contra o Flamengo em mais uma rodada do Brasileirão, o Palmeiras visita o Bahia, neste domingo, também às 16h, na Fonte Nova, em Salvador. Invicto há oito jogos seguidos no campeonato, o time do técnico Mano Menezes não pode nem sequer empatar na capital baiana se quiser persistir pelo título Brasileiro. Nos demais confrontos deste domingo, Corinthians e Internacional fazem outro duelo direto por vaga à Libertadores, às 18h, em Itaquera. Também às 18h, medem forças Athletico Paranaense e Botafogo, em Curitiba, e Chapecoense e Ceará, em Chapecó. Fechando o dia, às 19h, o Fortaleza recebe o CSA-AL em confronto direto pela parte de baixo da tabela, na capital cearense e encerram a 33ª rodada, nesta segunda-feira, Vasco e Goiás, às 19h30, em São Januário, e Cruzeiro e Avaí, às 20h, no Mineirão.