Flamengo ganha no fim, segue isolado e salva Cruzeiro; Flu bate São Paulo, Ceará supera Inter e Grêmio entra no G4

Por um triz, Raposa não termina dentro do Z4 no encerramento da 31ª rodada do Brasileirão; já o Fla dispara na ponta, Fluminense reage e tricolor gaúcho ganha no último segundo

Botafogo e Flamengo fizeram clássico pegado no RJ. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Do Portal Futebol Diário, em Belo Horizonte

Marco Túlio Souto

Eis os que dizem: o Brasileirão é um dos campeonatos mais equilibrados do mundo. Na noite dessa quinta-feira, não faltou emoção no fechamento da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro e tudo precisou do último minuto para definir as situações de momento na parte superior e inferior da tabela de classificação. No Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o líder Flamengo venceu o clássico contra o Botafogo, com gol marcado por Lincoln e após bela jogada de Bruno Henrique nos minutos finais de jogo. A vitória no apagar das luzes do Flamengo leva o rubro-negro carioca aos 74 pontos e mantém o time do técnico Jorge Jesus a oito pontos à frente do vice-colocado, Palmeiras. O triunfo do Fla foi também o 16º nos últimos 18 confrontos pelo Brasileirão e o 23º em todo o campeonato, sendo mais um recorde alcançado na atual temporada. Além de continuar disparado na ponta da tabela, o Flamengo deu grande contribuição ao Cruzeiro, o qual voltaria à zona de rebaixamento em caso de um eventual empate sem gols no clássico carioca. Com o revés, o Botafogo, por sua vez, passa a figurar dentro da degola, em 17º colocado, com 33 pontos, e a um ponto atrás da Raposa.

Enquanto o Botafogo conheceu a sua quarta derrota consecutiva no Brasileirão, seus concorrentes diretos, casos de Fluminense e Ceará, fizeram suas partes e figuram fora da zona de descenso, principalmente o Flu, que estava dentro do Z4 no início da rodada. No Morumbi e diante do São Paulo – o qual luta por vaga na próxima edição da Libertadores e estaciona agora no G6 – o Fluminense não intimidou-se na capital paulista e superou o time de Daniel Alves pelo placar de 2 a 0. Os gols do tricolor carioca foram marcados ainda no primeiro, com Digão, abrindo o marcador aos 37 minutos e, aos 40, Marcos Paulo, ampliando a vantagem para confirmar o triunfo, levar o Flu aos 34 pontos e encerrar a série de cinco partidas seguidas sem vitória no Brasileirão.

Nos outros dois confrontos do dia na rodada, o Ceará conquistou a reabilitação e aumentou para um mês a sua invencibilidade no Castelão, diante do Internacional, e que tinha a oportunidade de entrar no G6 do Campeonato Brasileiro. Com gols anotados por Thiago Galhardo e Mateus Gonçalves, o Vozão venceu por 2 a 0, foi aos 36 pontos e começará a próxima rodada na 13º posição mostrando grande poder de reação após a chegada do técnico Adílson Batista. Já em Porto Alegre, o Grêmio encontrou dificuldades contra o desesperado CSA-AL, mas conseguiu balançar a rede inicialmente com Diego Tardelli, que inaugurou o escore aos oito minutos. Bastante aguerrido, o time alagoano buscou o empate na Arena Grêmio e, aos 45 minutos do segundo tempo, em bela cobrança de falta de Rafinha, empatou o jogo. No entanto, nos acréscimos, a equipe de Renato Gaúcho desempatou a partida para roubar a quarta posição do São Paulo e entrar no G4 com 53 pontos ganhos.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, três grandes clássicos e de rivalidade intensa vão movimentar o fim de semana. A abertura da 32ª rodada vai ser no Serra Dourada, em Goiânia, com o confronto entre Goiás e Santos, neste sábado, às 17h. Já às 19h, Palmeiras e Corinthians fazem dérbi no Pacaembu, também neste sábado, em São Paulo. No domingo, Cruzeiro e Atlético medem forças pela desesperada luta contra as últimas posições, às 16h, no Mineirão. No mesmo horário, o São Paulo recebe a equipe do Athletico Paranaense, no Morumbi, e o Internacional encara o Fluminense, no Beira-Rio. Às 18h, o líder Flamengo enfrenta o Bahia, no Maracanã e, nos jogos das 19h, Fortaleza e Ceará fazem clássico na briga para fugir da zona de rebaixamento, no Castelão, enquanto a Chapecoense recebe o Grêmio, em Chapecó, e o Vasco visita a equipe do CSA, em Alagoas. O encerramento da 32ª rodada vai ser na segunda-feira, com o confronto do Botafogo contra o lanterna Avaí, às 20h, no Nilton Santos, na capital carioca.