Flamengo não ganha e dá esperança ao Palmeiras; Santos vence e Inter empata com o Athletico

Líder do Campeonato Brasileiro tropeça em Goiânia e distância para o segundo colocado diminui; na Vila Belmiro, Peixe volta a ganhar e encaminha vaga para a Libertadores

Filipe Luís tenta passe em partida no Serra Dourada. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Do Portal Futebol Diário, em Belo Horizonte

Marco Túlio Souto

A série de seis partidas consecutivas com vitória do Flamengo no Campeonato Brasileiro foi interrompida na noite dessa quinta-feira, em Goiânia. Vencendo por 2 a 0 no segundo tempo, o líder do Brasileirão não conseguiu segurar a reação do aguerrido Goiás, que buscou o empate em 2 a 2, com mais uma bela apresentação do jovem Michael na competição. O resultado igual no Serra Dourada impede que o Flamengo mantenha a mesma diferença que antes na pontuação em relação ao vice-líder Palmeiras. Agora, o rubro-negro carioca está a oito pontos à frente do time alviverde, que sonha ainda em conquistar o bicampeonato brasileiro com o tropeço do Fla restando nove partidas para o término do certame.

O duelo entre Goiás e Flamengo foi emocionante do início ao fim, com os dois times afim de atacar e buscando o gol a todo instante explorando a velocidade de cada membro ofensivo. A bola só foi balançar no segundo tempo e o time carioca saiu na frente com o artilheiro do Campeonato Brasileiro, Gabigol. Aos 10 minutos da etapa complementar, ele aproveitou cobrança de escanteio pela direita e concluiu para as redes marcando o seu vigésimo tento na competição. Oito minutos mais tarde, o zagueiro Rodrigo Caio, também após tiro livre pelo canto, ampliou a vantagem rubro-negra para 2 a 0 e deixava o triunfo mais próximo.

Porém, o Goiás não se deu por vencido e arriscou ao ataque sem temer o Flamengo. Novamente, brilhou a estrela de Michael, destaque da equipe esmeraldina no Brasileirão. Aos 32 minutos, o jovem atacante escapou em velocidade pela esquerda do sistema ofensivo e cruzou na medida para o experiente Rafael Moura, mais conhecido como ‘He-Man’, que diminuiu o placar no jogo. O gol do Goiás deu confiança ao time da casa, o qual acreditava na possibilidade do empate. Sem Diego Alves debaixo das traves, lesionado, o Flamengo teve César como titular em Goiânia. Mas o substituto do camisa 1 do Fla não deu sorte em oportunidade recebida. Ele foi expulso aos 44 minutos depois de cometer falta dura pela entrada da área e a vida do Flamengo ficou complicada. Com um jogador a menos, o Goiás encurralava o time rubro-negro até chegar ao empate, quando Michael recebeu bela assistência ao ataque e finalizou rasteiro, na saída de Gabriel Batista, deixando tudo igual no marcador.

Já em Santos, o time da Vila Belmiro voltou a vencer no Brasileirão após dois jogos consecutivos sem triunfar. Com gol de Marinho em cobrança de pênalti, o Peixe bateu o Bahia, pelo placar de 1 a 0, e permanece firme na terceira posição com 55 pontos encaminhando com tranquilidade à vaga para a Libertadores em 2020. Na reedição da final da Copa do Brasil 2019, Internacional e Athletico Paranaense ficam no empate em 1 a 1, no Beira-Rio. Rodrigo Lindoso abriu o escore para o Inter aos 11 minutos da primeira etapa, mas Roni, no segundo tempo, balançou à rede do Colorado empatando o duelo. No outro jogo da noite, o Cruzeiro superou o Botafogo, por 2 a 0, no Rio de Janeiro.

A 30ª rodada do Campeonato Brasileiro vai ter início neste sábado, com Fortaleza e Atlético, às 17h, no Castelão; Palmeiras e Ceará, às 19h, no Allianz Parque; Fluminense e Vasco, às 19h, no Maracanã; e Chapecoense e São Paulo, às 21h, na Arena Condá. No domingo, Flamengo e Corinthians fazem o único jogo das 16h, no Maracanã; às 18h, Athletico Paranaense e CSA se enfrentam, na Arena da Baixada; às 19h, Cruzeiro e Bahia medem forças, no Mineirão; no mesmo horário, o Santos recebe o Botafogo na Vila Belmiro e, às 19h30, Goiás e Avaí fecham a rodada no Serra Dourada.