Champions League retorna com grandes jogos e disputas entre craques

Nova edição da Liga dos Campeões da Europa começa nesta terça-feira e promete muitas emoções logo na primeira rodada do torneio

Esta é a nova bola da Champions 2019/20. Créditos: UEFA

Do Portal Futebol Diário, em Belo Horizonte

Marco Túlio Souto

A mais famosa competição de clubes do mundo está de volta para a alegria de torcedores e fãs de futebol em todo o planeta. Nesta terça-feira, a Liga dos Campeões da Europa 2019/20 dá o seu pontapé inicial com várias equipes sonhando em conquistar novamente ou pela primeira vez o tão badalado torneio do Velho Continente. Atual campeão e um dos favoritos, o Liverpool, que venceu o Tottenham na final da temporada passada, quer o bicampeonato e buscará o seu sétimo caneco na história do certame. Os ‘Reds’ vão estrear fora de casa em um dos grandes confrontos desta primeira rodada da Champions League.

Além de grandes partidas, a Champions é o torneio com desfile de estrelas mundiais. Messi, Cristiano Ronaldo, Salah, Mbappé, Neymar, Hazard, Griezmann, Sérgio Ramos, Sadio Mané, Lewandowski, Roberto Firmino, entre outros craques, vão estar presentes nos ‘tapetes’ dos estádios europeus. Nesta terça-feira, oito partidas agitam a estreia do torneio em dois horários. Às 13h55 (de Brasília), Lyon x Zenit e Inter de Milão x Slavia Praga medem forças nos dois primeiros duelos do dia. Depois, às 16h (de Brasília), será a vez de Napoli x Liverpool, Salzburg x Genk, Borussia Dortmund x Barcelona, Benfica x Leipzig, Ajax x Lille e Chelsea x Valencia.

Dessas partidas, duas chamam bastante atenção. Primeiro, o atual vencedor do torneio, Liverpool, vai até a Itália enfrentar o Napoli, equipe que encarou na fase de grupos da Champions da temporada passada e que acabou saindo derrotado, pelo placar de 1 a 0, no Estádio San Paolo, local do encontro desta terça. Já no outro enfrentamento, o Barcelona visita o Borussia Dortmund em um duelo que promete ser com características ofensivas na Alemanha. Com Messi relacionado pela primeira vez na temporada após se recuperar de uma lesão, o Barça pode ter o seu camisa 10 e artilheiro da última edição da Champions em campo formando ataque ao lado de Suárez e Griezmann, esse último que vai estrear com a camisa do Barcelona neste certame.

A bola vai continuar rolando nesta quarta-feira e com duelos de arrepiar com destaque também para duas partidas. Em dois horários, o vice-campeão da última temporada, Tottenham, estreia fora de casa. Às 13h55 (de Brasília), os ‘Spurs’ com Lucas Moura, Son e Kane encaram a equipe do Oympiacos, na Grécia. Também no mesmo horário, mas na Bélgica, o Club Brugge recebe a visita do Galatasaray, duelo que faz parte do grupo do maior vencedor da Liga dos Campeões, Real Madrid, que vai debutar na França. Nas partidas das 16h (de Brasília), PSG e Real voltam a se encontrar na competição e ficarão frente a frente em Paris, em um dos dois grandes embates do dia e que não vai contar com importantes presenças – casos de Neymar, suspenso, e Mbappé e Cavani, lesionados, pelo Paris Saint-Germain, além de Marcelo e Sérgio Ramos, também machucados, pelo Madrid.

No outro duelo em ênfase desta quarta, Cristiano Ronaldo volta à sua ex-cidade para encarar um rival que está muito acostumado. Às 16h (de Brasília), no Wanda Metropolitano, Atlético de Madrid e Juventus se enfrentam na Espanha em mais uma partida que promete emoções na primeira rodada da fase de grupos da atual Champions League. Nos demais jogos das 16h (de Brasília), vão se enfrentar Bayer Leverkusen x Lokomotiv Moscou, Dinamo Zagreb x Atalanta, Shakhtar Donetsk x Manchester City e Bayern de Munique x Estrela Vermelha.

A fase de grupos da Champions League vai até o dia 11 de dezembro deste ano, e os dois melhores classificados de cada grupo se classificam para as oitavas de final da competição, que vai ocorrer somente em fevereiro do ano que vem após sorteio dos confrontos. Dos 32 participantes desta edição, somente onze já conquistaram o torneio, sendo eles: Real Madrid (13), Liverpool (6), Barcelona (5), Bayern de Munique (5), Ajax (4), Inter de Milão (3), Juventus (2), Benfica (2), Borussia Dortmund (1), Estrela Vermelha (1) e Chelsea (1). A final da Champions 2019/20 ocorrerá em 30 de maio, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.

Veja abaixo os grupos da Champions League 2019/20:

GRUPO A

PSG, Real Madrid, Brugge e Galatasaray

GRUPO B

Bayern de Munique, Tottenham, Olympiacos e Estrela Vermelha

GRUPO C

Manchester City, Shakhtar Donetsk, Dinamo Zagreb e Atalanta

GRUPO D

Juventus, Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen e Lokomotiv Moscou

GRUPO E

Liverpool, Napoli, Salzburg e Genk

GRUPO F

Barcelona, Borussia Dortmund, Inter de Milão e Slavia Praga

GRUPO G

Zenit, Benfica, Lyon e Leipzig

GRUPO H

Chelsea, Ajax, Valencia e Lille