River Plate e Boca Juniors vão fazer clássico na semifinal da Libertadores depois de decisão histórica

Uma das maiores rivalidades do futebol mundial, River e Boca voltam a se encarar pelo maior torneio da América do Sul; partidas serão em outubro

River e Boca fizeram segundo jogo da final da Libertadores de 2018 em Madrid.
Foto: Divulgação/ Facebook River Plate

Belo Horizonte, 29/08/2020 – Portal Futebol Diário

Quis o destino do futebol que River Plate e Boca Juniors, uma das maiores rivalidades do futebol dentro e fora de campo, voltassem a se enfrentar após uma final inédita da Libertadores, no ano passado, em duelos na capital da Argentina e no Santiago Bernabéu, em Madrid. Agora, os dois arquirrivais medirão forças pelas semifinais da atual edição da Libertadores e com gosto de revanche para o Boca, que perdeu para o River na última decisão da América entre os dois clubes.

Para ficarem frente e frente novamente no maior torneio continental, River Plate e Boca Juniors eliminaram equipes brasileiras anteriormente nesta fase de mata-mata. Nas oitavas de final, o atual campeão River superou o Cruzeiro apenas nos pênaltis em Belo Horizonte, depois de dois empates em 0 a 0 nas duas partidas no tempo regulamentar. Já o Boca, na mesma fase, despachou o Athletico Paranaense com duas grandes vitórias, na Arena da Baixada e na Bombonera. Nas quartas de final, River e Boca não tiveram tantas dificuldades para avançarem e garantirem um novo superclássico para o mundo do futebol poder voltar a assistir.

O River Plate encarou o Cerro Porteño, do Paraguai. Com um empate pelo placar de 1 a 1, na noite dessa quinta-feira, o River classificou após vencer a partida de ida, no Monumental de Nuñez, por 2 a 0. Por outro lado, o Boca Juniors viveu o mesmo que seu arquirrival, mas vencendo por um resultado mais elástico no jogo de ida diante da LDU, do Equardor, por 3 a 0 e garantiu a classificação em Buenos Aires, na última quarta-feira, assegurando um empate sem gols.

A grande semifinal entre River Plate e Boca Juniors vai parar mais uma vez a Argentina e também grande parte do Brasil. No retrospecto entre os dois rivais na história da Libertadores – apesar do título histórico do River em uma única final disputada entre as duas equipes nesse certame – o Boca Juniors leva a melhor. Em 24 partidas disputadas, o Boca venceu 10 vezes, contra 7 empates e 8 triunfos do River Plate. Além disso, o Boca Juniors marcou 31 gols, enquanto o River Plate balançou às redes em 23 oportunidades neste duelo. Já em número de títulos da Libertadores, o Boca também supera seu arquirrival, com seis conquistas contra quatro do River.

Curiosamente, antes de medirem forças pelas semifinais da Libertadores que terá na outra chave um confronto brasileiro, entre Flamengo e Grêmio, River e Boca vão se enfrentar neste domingo, às 17h (de Brasília), no Monumental de Nuñez, em duelo válido pelo Campeonato Argentino. O Boca é o líder da competição com dez pontos, já o River estaciona na quinta posição com sete somados. Ingredientes e um belo aperitivo não faltam antes dos clássicos valendo vaga na final da Libertadores de 2019.